sábado, 20 de agosto de 2011



Tu és Meu filho.
Meu amado.
Contigo sinto-Me encantado.
Fica comigo e vê por ti próprio,
Usa os Meus olhos para poderes ver perfeitamente.
Quando olhares com os Meus olhos, então verás
Que o mal que fizeste e o bem que não fizeste,
As palavras que disseste e as que devias ter contido,
As palavras que devias ter dito e silenciaste,
Os sofrimentos que causastes,
A ajuda que não prestaste
Não são toda a tua história.
Não te defines por aquilo que não realizaste.
O sucesso não determina o teu valor.
Eras precioso antes do teu primeiro fôlego,
Belo, antes de adornos ou artifícios,
Bom na essência.

E agora é tempo para desvendar
A bondade que se esconde atrás do medo de falhar.
Abafas o teu impulso para a bondade se ela está distante,
Engoles o teu sorriso.
O teu entusiasmo, o teu riso,
Manténs à distância a mão que te ajuda.
Reprimes a tua indignação
Ao ver pessoas maltratadas ou em sofrimento
Se o que podes fazer não é suficiente,
Se não podes remediar o erro,
Se não podes suavizar a dor,
Se não podes fazer o que está certo.
Que importa não poderes fazer o que está certo?
Que importa não poderes mover montanhas?
Não importa mesmo nada.
Só importa que vivas a tua verdade.
Só importa que tires o véu e deixes brilhar a tua bondade.
Só importa que vivas como Eu te fiz.
Só importa que és feito para Mim,
Feito como Eu.
Feito para a bondade.

Desmond Tutu e Mpho Tutu

Sem comentários: