domingo, 14 de outubro de 2012

"Quando começares a ficar responsável em relação a ti mesmo, começas a abandonar as tuas máscaras. Os outros começam a sentir-se perturbados, porque eles sempre tiveram expectativas e satisfazias essas exigências. Agora eles sentem que estás a ficar irresponsável.

Quando os outros dizem que estás a ficar irresponsável, estão simplesmente a dizer que estás a sair do controlo deles. Estás a ficar mais livre. Para condenar o teu comportamento, eles chamam-te irresponsável.

Na verdade, a tua liberdade está a crescer e tu estás a tornar-te responsável. Responsabilidade significa a habilidade de responder. Ela não é uma obrigação que precisas satisfazer no sentido comum. Ela é a capacidade de responder, sensibilidade.

Porém, quanto mais sensível te tornares, mais descobrirás que muitas pessoas acham que estás a ficar irresponsável – e tu precisas de aceitar isso -, porque os interesses delas, os investimentos delas não serão satisfeitos. Muitas vezes tu não irás satisfazer as tuas expectativas, mas ninguém está aqui para satisfazer as expectativas dos outros.

A responsabilidade básica é para contigo mesmo. Assim, um meditador primeiro torna-se muito egoísta. Porém, mais tarde, quando ele ficar mais centrado, mais enraizado no seu próprio ser, a energia começará a transbordar. Mas isso não é uma obrigação, não é que a pessoa precise de o fazer. Ela adora fazê-lo; trata-se de um compartilhar."

Osho

Sem comentários: